Portal RN Notícia
Aqui você fica bem informado

Wilson Lima destaca investimentos para valorização dos profissionais da Educação durante I Encontro de Pedagogos

Governador assinalou parceria entre a TV pública do Amazonas, Encontro das Águas, e a TV Brasil, para levar conteúdos do “Aula em Casa” a todo o país

Durante o I Encontro de Pedagogos, nesta quinta-feira (17/02), o governador Wilson Lima destacou que a melhoria da educação se faz com investimentos em infraestrutura e também com a valorização dos profissionais. No encontro voltado aos profissionais da rede pública estadual de ensino, Wilson Lima destacou as ações do Estado para garantir melhorias para pedagogos, professores e servidores administrativos.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto, o encontro é realizado até domingo (20/02) com o tema “O papel do pedagogo frente às novas tendências educacionais”. O encontro ocorre no Centro de Convenções Vasco Vasques e, no fim de semana, as atividades práticas serão realizadas em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).

“O Estado do Amazonas tem feito vários investimentos para melhorar a qualidade do ensino, e isso passa por melhorias na infraestrutura, mas também pela valorização do profissional de educação. Nós temos o ‘Trilhas do Saber’, que tem percorrido o interior, e já fomos a 15 municípios. Temos um programa de pós-graduação para alunos das redes estadual e municipais de educação, e temos esse encontro voltado aos pedagogos. Vamos iniciar esse ano letivo de 2022 com toda a garra para entregar aquilo que é importante para os alunos”, disse.

O “Trilhas do Saber”, citado pelo governador, é um dos 13 projetos prioritários do programa Educa+Amazonas, lançado em julho do ano passado.

Acordo com TV Brasil – Na abertura do encontro, o governador também destacou que o “Aula em Casa”, que levou os conteúdos por meio da internet e da programação da TV pública Encontro das Águas, recebeu uma premiação do Youtube e, agora, por meio de um acordo entre a emissora e a TV Brasil, os conteúdos serão transmitidos em rede nacional.

“É uma conquista importante para a Educação do Amazonas e que vai contribuir com a educação do Brasil como um todo. Conteúdos produzidos pelos nossos professores, aqui no estado, um orgulho muito grande para todos nós”, disse Wilson Lima.

Programação – No encontro, os pedagogos poderão participar de painéis, palestras e oficinas da área educacional.

“É um momento de muito aprendizado, de muita reflexão, nós teremos quatro dias voltados para os pedagogos. Teremos atividades de oficinas, de palestras, treinamentos e treinamentos ao ar livre em que vamos levar para um espaço em Iranduba para que eles possam também aprender novas formas de educar”, disse Kuka Chaves, secretária de Estado da Educação.

Os grupos seguirão divididos para atividades práticas do projeto “Fazenda Escola”, que integra o programa Educa+Amazonas. A iniciativa visa aproximar estudantes do Ensino Fundamental das atividades do setor primário para conhecimento das potencialidades econômicas do estado.

“Um evento desse contribui positivamente, não só para o pedagogo como também para toda a educação do estado, porque ele nos dá estratégias, momentos para discutirmos a nossa prática, para a gente se reinventar, porque essa é a realidade do momento!”, disse Fátima Rodrigues, pedagoga da Escola Tiradentes.

FOTO: Diego Peres/Secom