Portal RN Notícia
Aqui você fica bem informado

Peixete’: artista e designer criam acessórios com formatos de peixes da Amazônia

A coleção 'Peixes da Amazônia' conta com quatro tipos de acessórios: pochetes, almofadas, carteiras e chaveiros.

Em Manaus (AM), a artista Luzimeire Cavalcante e o designer Francisco Oliveira decidiram investir justamente na moda, mas por meio de acessórios no formato dos peixes mais populares que habitam os rios da região Amazônica.

Matrinxã, curimatã, piranha, jaraqui, traíra e pacu são alguns dos animais que aparecem na coleção ‘Peixes da Amazônia’, da ‘Arte Nativa da Amazônia’. A ideia surgiu da necessidade que Luzimeire sentia em criar um produto que estivesse ligado aos costumes e comportamentos presentes no dia-a-dia do amazônida.

Assim nasceu a coleção ‘Peixes da Amazônia’, que conta com quatro tipos de acessórios: pochetes, almofadas, carteiras e chaveiros. Todas as artes são assinadas pelo designer Francisco Oliveira.

“Eu já trabalhava com sacolas e bolsas temáticas, mas o Francisco teve a ideia de criar as bolsas em formato de peixe. Ele fez a arte e pediu para eu costurar. A peça em si era uma carteira de peixe. O protótipo não deu certo, porém, a minha mãe viu o trabalho, finalizou a costura e usou em um passeio. Ela contou que a peça chamou a atenção”,

revelou Luzimeire ao Portal Amazônia.
Confira algumas peças que se inspiram nos peixes da Amazônia:

 


Persistindo na ideia, após algumas tentativas e por fim com as primeiras peças produzidas, a equipe da ‘Arte Nativa da Amazônia’ foi convidada para participar de um evento e expor os produtos. Na ocasião, eles conseguiram vender todas as peças disponíveis. A partir deste momento, além da carteira de peixe, eles passaram a expandir suas opções de acessórios criando a ‘peixete’, os chaveiros e almofadas.

Inclusive, o nome ‘peixete’, um dos itens queridinhos, surgiu devido a sugestão de um cliente. “No começo, a gente chamava de pochete de peixe, então, um cliente sugeriu o nome ‘peixete’. Decidimos adotar e o público concordou, tanto que é um dos preferidos”, revelou Luzimeire.