Portal RN Notícia
Aqui você fica bem informado

Parintinenses constroem peças artísticas baseadas em elementos da Umbanda e no saberes da África

O projeto tem apoio da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), por meio da Prefeitura de Parintins

A Umbanda é uma religião que traz vários elementos da ancestralidade africana e está presente em várias cidades do Brasil. No município de Parintins, distante a 369 quilômetros de Manaus, não seria diferente. Pensando nisso, os arte-educadores Kedson Oliveira e Ângela Mourão decidiram unir arte com os elementos da religião e transformaram em verdadeiros trabalhos artísticos.

Em Parintins, foi realizada uma oficina de pirogravura — arte de gravar ou fazer gravura com ponta incandescente — e a confecção das bonecas abayomis, como parte do projeto, reproduzindo as imagens dos orixás que pertencem à Umbanda.

Vale ressaltar que as bonecas abayomis são símbolo de resistência das mulheres negras que atravessavam o mar em navios negreiros e faziam as bonecas para acalentar seus filhos.

Kedson explicou que a ideia do projeto surgiu após uma visita ao terreiro de Umbanda Ogum Beira Mar e Cabocla Mariana, em Parintins.

“Em uma visita ao terreiro Ogum Beira Mar e Cabocla Mariana, vi que os filhos do terreiro são envolvidos com a Arte. Desde modo, resolvi apresentar a proposta da oficina de Pirogravura, que era uma técnica desconhecida para eles, os mesmos aceitaram […] Os trabalhos retratam os orixás de umbanda, todos feitos em linhas pirografadas”, disse.

Além da construção das obras, Ângela Mourão fez questão de destacar que esse trabalho tem o objetivo de valorizar as raízes da Umbanda em Parintins.

“Nossa proposta tem como relevância a valorização da cultua afro-brasileira e visa dar oportunidade aos alunos o conhecimento da origem do negro e a importância das suas lutas diárias contra o racismo e preconceito. E claro, contribuir com a nossa própria identidade”, ressalta.

Apoio

O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), com apoio da Prefeitura de Parintins e Governo Federal.

As obras confeccionadas durante a oficina serão apresentadas na exposição “Saudações à Resistência”, que ficará no Mercado Municipal de Parintins, a partir da próxima quinta-feira (9), até o dia 12 de dezembro.

FOTO: Divulgação