Portal RN Notícia
Aqui você fica bem informado

Obras complementares do Prosamin+ no Igarapé do 40 avançam, apesar das chuvas

Entrega da área para a população está programada para o final do segundo semestre

Apesar das chuvas recorrentes no início do ano, os trabalhos do Governo do Amazonas seguem a todo vapor nas obras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), mais especificamente na área do Igarapé do 40, que compreende as avenidas Silves e Maués, no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus.

De acordo com a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), responsável pela execução das obras, o investimento do Governo do Estado nesta área de intervenção urbana é de R$ 56 milhões. Embora os índices pluviométricos sejam elevados neste período do ano, conhecido como “inverno amazônico”, as equipes têm cumprido rigorosamente o cronograma.

Até o final de fevereiro, conforme o órgão, a previsão é que 45% das obras estejam concluídas. A entrega da área para a população está programada para o fim do segundo semestre deste ano.

Todas as intervenções são obras complementares, não contempladas em fases anteriores do programa, de gestões passadas. No projeto estão incluídos serviços de macro e microdrenagem, redes de coleta de esgoto, construção de novas áreas para prática esportiva e convívio social, assim como as reformas dos campos comunitários Betanhão e Noroeste.

“Ali, reassentamos 1.032 famílias. Quase 6 mil pessoas saíram daquele local e fizemos todo um trabalho de reassentamento. As famílias ganharam diversas soluções de reposição de moradia e estamos fazendo duas grandes vias que vão ligar o Distrito Industrial ao Centro, da avenida Silves até a Manaus Moderna”, explicou Marcellus Campêlo, coordenador da UGPE.

Parque das Araras – Outra obra em andamento é a intervenção no Igarapé do Mestre Chico, para construção de um novo parque urbano de 15 mil metros quadrados entre as avenidas Leonardo Malcher e Tarumã. O Parque das Araras vai beneficiar a população da zona sul da capital com novas áreas verdes e de prática esportiva, playground infantil, quadra multiuso e uma ampla área de convívio social.

As obras do Parque das Araras já estão avançadas, e o Governo do Amazonas prevê a entrega do espaço para a população ainda neste primeiro semestre de 2022.

Obras complementares – A ligação viária entre as avenidas Silves e Maués integra um conjunto de obras complementares que a atual gestão do Governo do Amazonas realiza em trechos dos Igarapés do 40 e Mestre Chico, não contempladas em outras fases do Prosamin, em gestões anteriores à do governador Wilson Lima. A obra deveria ter sido feita pelo Prosamin II.

A outra obra complementar em curso ocorre no Igarapé do Mestre Chico e deveria ter sido contemplada no Prosamin I. No local está sendo construído o Parque das Araras, além de obras de macro e microdrenagem e mais de 995 metros de novas redes de esgoto sanitário.

Dessas duas áreas, já foram reassentadas cerca de 6 mil pessoas, desde 2019, quando assumiu o atual governo.

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE