Portal RN Notícia
Aqui você fica bem informado

Governo do Amazonas vai garantir inseminação artificial para melhoramento genético do rebanho

Técnicos capacitados irão atuar na orientação de pecuaristas para desenvolvimento e produção do gado com melhoramento genético

Nesta segunda-feira (21/02), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), participou, de forma virtual, do início de uma capacitação para técnicos do Sistema Sepror, com o objetivo de treinar colaboradores de unidades locais de sete municípios do Amazonas. Eles acompanharão a execução do Plano Mais Pecuária, do Governo Federal, entre os produtores do estado.

Na ocasião, o secretário titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, apresentou o planejamento para o desenvolvimento do Plano Mais Pecuária, mostrando que é possível dar acesso ao pequeno produtor do interior do estado à produção de animais com melhoramento genético, conciliando essa produção com a preservação da floresta de forma sustentável.

“É muito importante a Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil) trazer essa capacitação, instruir os técnicos para que estes possam chegar até o pequeno produtor e orientá-los a produzir um gado de corte e de leite a partir do melhoramento genético”, disse o secretário.

O Plano Mais Pecuária tem como objetivo aumentar de forma sustentável a produtividade e a competitividade da pecuária bovina de leite e de corte, por meio de ações coordenadas, em benefício da sociedade brasileira.

Dentre as orientações tratadas na capacitação, as principais delas foram voltadas para o planejamento inicial de melhoramento genético, alimentação, manejo das pastagens, incorporação de tecnologia, segurança e qualidade dos produtos para que o programa seja executado no estado.

Na atividade, foi apresentada a parte teórica do programa, seus objetivos e metas, momento importante para os técnicos tirarem dúvidas e trocarem experiências sobre suas realidades.

Capacitação – O treinamento foi coordenado pelo representante da Conafer, Vinícius Nascimento. Ele destacou que a execução do Mais Pecuária, ficará ativo por quatro anos no estado, sendo que os municípios escolhidos para a execução do plano serão acompanhados pelos técnicos durante dez meses e que esse é um ganho de todos, já que investir no pequeno produtor é incentivar a economia local.

“Nosso compromisso com o produtor e o agricultor familiar do Amazonas é dar toda condição necessária para que o programa de melhoramento genético tenha eficácia e promova esse grande salto, fortalecendo a produtividade e melhorando a renda desses produtores”, destacou o representante.

Inicialmente, Autazes, Barreirinha, Itacoatiara, Careiro da Várzea, Manacapuru, Parintins e Presidente Figueiredo foram os municípios escolhidos para a execução do programa, devido a sua tradição na pecuária local.

A reunião contou com representantes da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Secretaria Executiva Adjunta de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas (Seapaf) e técnicos das Unidades Locais dos sete municípios do interior do estado.

FOTO: Divulgação/Sepror