Portal RN Notícia
Aqui você fica bem informado

Familiares da ‘Dra. Rose’ recebem homenagem póstuma para a ex-diretora-presidente da FVS em solenidade do TCE

Colar do mérito de contas foi entregue ao marido da homenageada

Familiares da epidemiologista Rosemary Costa Pinto, conhecida como ‘Drª Rose’ (in memoriam), receberam, na manhã desta sexta-feira (15/10), o “Colar do Mérito de Contas” em sessão solene no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

A homenageada é ex-diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas que hoje leva o nome dela: Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). ‘Drª Rose’ foi uma das fundadoras da instituição que tem 16 anos de criação. A epidemiologista foi vítima de Covid-19 enquanto atuava como uma das bússolas do enfrentamento à doença no Estado.

A entrega do “Colar do Mérito de Contas” faz parte das solenidades de aniversário de 71 anos da Corte de Contas. A homenagem foi concedida, pelas mãos do Conselheiro do TCE-AM Érico Xavier Desterro e Silva, ao marido de Rosemary, João Marco Costa Pinto.

A filha de ‘Dra Rose’, Mônica Costa Pinto, também esteve presente na sessão solene e, emocionada, agradeceu pela homenagem pela mãe. “Nós sabemos do papel dela no enfrentamento das diversas epidemias e pandemia nesse Estado. Ficamos muito emocionados, foi realmente muito especial receber em nome dela esse reconhecimento”, disse.

Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, que conviveu diretamente com Rosemary, incluindo durante o enfrentamento à pandemia de Covid-19, a homenagem é mais do que merecida. “A FVS hoje tem muito do olhar da Dra Rose. Somos muito agradecidos por toda a contribuição que ela deu à saúde pública do Amazonas com o esforço diário que era visto por todos que a cercavam”, afirmou.

Diploma – Há exato um ano, em 15/10/2020, Rosemary recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Saúde pelos serviços relevantes prestados ao povo amazonense durante a pandemia de Covid-19. Na ocasião, a FVS-RCP foi reconhecida como instituição que atua com transparência de dados no combate à pandemia.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 2129-2500 e 2129-2502.

FOTO DivulgaçãoTCE-AM