Portal RN Notícia
Aqui você fica bem informado

Campanha em Manaus arrecada recursos para adquirir sutiãs adaptados

MANAUS – A Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas promove campanha para comprar sutiãs adaptados para mulheres que perderam uma ou ambas as mamas em decorrência da doença. As doações podem ser feitas através do PIX 07154473/0001-92 (CNPJ).

Serão adquiridos 500 sutiãs adaptados, com abertura para a colocação de próteses. “Nossa demanda por esse tipo de apoio é grande e, por isso, precisamos do apoio da sociedade”, disse a presidente da entidade Marília Muniz.

Segundo Marília, a mastectomia parcial ou total (retirada cirúrgica de parte ou totalidade da mama), abala a autoestima das pacientes e mexe com a feminilidade.

A enfermeira lembra que o câncer de mama é o terceiro mais incidente na população feminina do Amazonas, perde apenas para o câncer de colo uterino e para o de pele não melanoma.

A maioria das mulheres diagnosticadas com a doença é submetida à mastectomia, especialmente quando a neoplasia ainda está localizada. Ou seja, ainda não se espalhou para outras regiões do corpo, o que gera metástase.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca), órgão subordinado ao Ministério da Saúde (MS), registra 450 novos casos de câncer de mama no Amazonas a cada ano. A estimativa é de 2020 e a maior parte dos diagnósticos se concentra na capital, Manaus, com 380 mulheres afetadas.

“Sabemos que os tratamentos contra o câncer, como a cirurgia e a quimioterapia, resultam em mudanças significativas na aparência das pacientes e isso acaba mexendo com o psicológico da mulher, fazendo com que ela se isole e evite o convívio social, em parte dos casos”, disse Marília Muniz.

“Nosso objetivo é reforçar que essas mulheres diagnosticadas precisam se amar e se cuidar, pois isso dá forças para que elas lutem contra a doença e busquem a superação. O envolvimento de profissionais, voluntários e familiares também é muito importante nesse processo, para mostrar que elas não estão sozinhas”, disse.

A Rede Feminina do Amazonas possui 250 associadas e a diretoria é composta por 11 voluntárias.